Acordo de intenções deve expandir oportunidades para pesquisadores
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) assinou protocolo de intenções de cooperação científica com o programa Research Brazil Ireland (Pesquisa Brasil Irlanda, RBI), durante a última reunião do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que aconteceu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, em 26 e 27 de maio.
O RBI realizou uma apresentação sobre as possibilidades de intercâmbio entre pesquisadores dos dois países em cinco áreas estratégicas: Tecnologias da informação e comunicação; ciência ambiental e tecnologias; materiais avançados e nanotecnologia; biofarmacêuticos, biotecnologia e saúde; energia sustentável e agroprodução.
Para o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, articulações dessa natureza respondem à necessidade de internacionalizar a pesquisa brasileira e alagoana, intensificando a troca de experiências e absorção de conhecimento necessário às transformações sociais, econômicas e produtivas de que o Estado precisa. “A partir desse tipo de colaboração, é possível diversificar as fontes de financiamento para as Fundações, num momento em que os governos estaduais e federal estão economizando recursos”, explica Guedes.
A iniciativa tem o apoio o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Devido aos cortes orçamentários no Ministério, queremos conseguir parceiros para manter programas importantes neste momento de crise, em que não temos mais os recursos que tínhamos anteriormente”, resumiu Eliana Azambuja, coordenadora de Gestão Tecnológica da pasta.
Perspectivas
O próximo passo das negociações entre o Confap, o RBI e as Fundações signatárias do acordo de intenções será voltado aos detalhes técnicos, que definem as formas, regras e áreas estratégicas condizentes às necessidades e realidade de cada estado e região brasileiro onde atuam os envolvidos.
Na ocasião, também foi definido o calendário do Confap para 2015. Alagoas vai hospedar o último Fórum Nacional deste ano, em 12 e 13 de novembro, como uma das ações comemorativas aos 25 anos da Fapeal, a serem completados em setembro deste ano.
Com informações do Confap