DestaqueNotíciasOpinião

Rumo à Internacionalização

No início de 2019 a Fapeal lançou seu tradicional edital público de apoio à participação de pesquisadores alagoanos em encontros, reuniões, congressos, seminários, conferências de caráter científicos e tecnológicos.

Foram investidos 200 mil reais em fomento e 42 propostas selecionadas e apoiadas. Surpreende o número de 28 pesquisadores com destinos internacionais: 5 para Argentina, 3 para Espanha, 2 para o México, África do Sul, Austrália, Inglaterra, Colômbia e 1 pesquisador para França, Bélgica, Portugal, Hong Kong, Áustria, Itália, Japão, Bulgária, Grécia e Cabo Verde.

No total, a Universidade Federal de Alagoas foi a instituição que mais propostas foram apoiadas, 38, seguida da Uneal com 2, Cesmac e Uncisal com 1 cada.

Por área do conhecimento, as ciências da Saúde e as Exatas e da Terra apresentaram o maior número de trabalhos aprovados, 9 cada, seguidas das ciências humanas com 8 trabalhos, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes com 5 cada, ciências biológicas 3, ciências agrárias 2 e engenharias 1 trabalho.

Enfim, o resultado do Edital Nº 02/2019 Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior – ARC que permite aos pesquisadores das instituições de ensino superior de Alagoas, especialmente vinculados aos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), apresentarem os resultados de seus trabalhos nesses eventos, demonstrou que os investimentos e critérios que priorizam a internacionalização da produção científica alagoana estão surtindo efeitos desejáveis.

De 2015 até o momento, em 5 edições desse edital, 182 pesquisadores viajaram para eventos científicos apoiados pela Fundação, sendo 82 destinos internacionais.

O Governo de Alagoas continuará firme investindo em ciência, tecnologia e inovação fortalecendo nosso ecossistema local.

Fábio Guedes Gomes

Diretor Presidente da Fapeal