Ferramenta é fruto de uma parceria entre as gerências de valorização de pessoas e de TI
Naísia Xavier
As gerências de valorização de pessoas (GEVP) e de tecnologia da Informação (GETI) apresentaram aos colaboradores o novo sistema digital para gestão de pessoas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (GEVP), nesta quarta, 10/07.
A ferramenta foi idealizada e programada pelos próprios setores da fundação, de acordo com as necessidades vivenciadas na rotina de trabalho do dia-a-dia.
“Em algum momento, todo servidor precisa acessar dados de sua vida funcional, e agora eles vão poder fazer isso na hora da necessidade, seja durante o expediente ou a partir de qualquer computador com acesso à internet ou do seu próprio telefone”, explica a gerente de valorização de pessoas da Fapeal, Lília Aguiar.
O sistema traz em formato digital dados legalmente indispensáveis para a gestão pública que normalmente são arquivados apenas na ficha funcional de cada colaborador.
Ou seja, grandes quantidades de papel são necessárias para controlar informações básicas e documentos comprobatórios dos processos mais diversos e usuais na vida de todo servidor público, como frequências, férias, nomeações, capacitações, licenças, observações sobre saúde, atestados e declarações diversas etc.
A GEVP esteve aproximadamente um ano alimentando o sistema, com apoio da GETI, para fazer a migração dos dados; a Fapeal se torna, assim, uma das instituições pioneiras neste passo.
Tecnologia
O gerente de TI da fundação, Antônio Fernando Souza, explica que a ideia do sistema surgiu ao observar o trabalho da gestão de pessoas com os dados funcionais.
“Se a GEVP faz um trabalho tão bom com essas informações, porque não disponibilizadas para os seus donos?”, observa o analista de sistemas. “Hoje em dia, tudo se faz através de um perfil de usuário, então pensamos este sistema e continuaremos evoluindo as funcionalidades, dentro das determinações legais”, pontou o gerente.
A solução também dispõe do FeedDO, um recurso de busca por palavra-chave no Diário Oficial do Estado de Alagoas, que manda notificação via email do usuário, quando houver publicação com o termo solicitado, por exemplo, um nome próprio.
O próximo passo de digitalização das rotinas da Fapeal será um crachá que vai registrar a frequência no sistema por proximidade, ou seja, no momento em que o colaborador estiver fisicamente nas dependências da Fundação e acessar a sua rede.