DestaqueNotícias

Centro de diagnósticos por imagem da Uncisal terá verba própria para pesquisa

Além da melhor tecnologia de atendimento ao público, o Cedim inaugura caminhos para atuação de cientistas

Naísia Xavier

clique para ampliar
Fotos: Márcio Ferreira/Secom

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) reabriu nesta segunda, 15, o seu Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim).

O espaço vai prestar serviços de exame de radiologia totalmente baseados em imagem digital, sem utilizar química nem papel no atendimento à população que faz uso do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os resultados poderão ser enviados para computadores e celulares, ficando imediatamente acessíveis aos pacientes e médicos.

O Cedim também significa novas perspectivas para a pesquisa e pós-graduação em Alagoas. Quem explica é a pró-reitora de pesquisa da Universidade, professora Mara Cristina Ribeiro:

“O Cedim vai ser um centro de pesquisa em todos os sentidos. Tanto os alunos na iniciação científica da graduação quanto os de pós-graduação vão ter acesso. O Centro vai ter recursos voltados só para a pesquisa de uma maneira geral. É mais uma porta imensa de conhecimento científico aqui para Uncisal e também para fora daqui, na saúde do estado”.

Perspectivas

O reitor da Uncisal, professor Henrique Costa diz que um grande desafio que a universidade está encarando no momento é a criação do seu segundo mestrado e de um doutorado.

“Contamos que o Cedim vai ser um campo de pesquisa importante para nossa universidade, porque não vai abranger só a medicina e a radiologia, mas outros cursos de saúde e o curso de tecnologia da informação também”.

O reitor acrescenta que a Uncisal vem trabalhando conjuntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas:

“A Fapeal é uma parceira muito importante da Universidade e tem aberto as portas para a gente. Vamos apresentar esse ano duas propostas para a Capes e estamos confiantes que vamos expandir nossa pós-graduação”.

Apenas no ano de 2017, a Fapeal investiu aproximadamente R$270 em bolsas e auxílio à pesquisa para Uncisal, com recursos exclusivamente estaduais.

Neste ano, através dos editais da Fundação, o Governo de Alagoas já garantiu os recursos de viagem a um pesquisador da Universidade para apresentação de trabalho científico na Austrália e irá apoiar os dois maiores eventos da instituição em 2019: O Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal (IX CACUN, em dezembro) e o I Congresso Internacional de Eletrofisiologia para Audiologia (I CINEA, em novembro).