DestaqueNotícias

Fapeal e Sebrae investem R$51 mil para inovação no ensino médio

Até 30 bolsas serão concedidas a alunos da Cambona e Benedito Bentes, mediante projetos práticos

Naísia Xavier

Clique para acessar o edital

O Governo de Alagoas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançam um edital inédito, para iniciação científica voltada à inovação.

O programa de iniciação científica júnior (Pibic Jr.) já é uma iniciativa bastante consolidada em todo o país, responsável por despertar a vocação científica em alunos do Ensino Médio.

Fapeal e Sebrae inovam levando às escolas do Sesi Cambona e Sesi/Senai do Benedito Bentes um Pibic Jr. especificamente voltado à inovação e ao empreendedorismo.

Objetivos

O professor João Vicente Lima, diretor executivo de CT&I da Fapeal, comenta que “um parceiro com a qualidade do Sebrae que entendeu a importância de um edital piloto como esse, em que a gente foca nesses dois colégios, que já têm no seu DNA uma proposta fortemente inovadora e voltada para estimular o empreendedorismo e a criatividade”, observa.

O gestor explica ainda que o edital de iniciação científica voltada à inovação é experimento ainda inédito no país, “mas já conhecemos vários dos projetos que são realizados nesses colégios, e a gente sabe da qualidade, da seriedade e das respostas que eles conseguem dar trabalhando com esse foco na inovação”, observa João Vicente.

Para que isso aconteça, o edital só vai receber propostas que contenham um plano de negócios com descrição e capacidade de mercado pretendido (share), descrição dos potenciais clientes e avaliação dos concorrentes.  Além disso, também será necessário acrescentar um plano tecnológico descrevendo o Estado da Arte sobre o segmento pretendido, o grau de inovação buscado e risco tecnológico envolvido no do produto ou serviço que será concretizado através do projeto.

Outras características que serão levadas em conta na avaliação das propostas serão os diferenciais tecnológicos propostos e o estágio de desenvolvimento do produto ou serviço planejado.

Mais um ponto a ser avaliado será a justificativa da relação entre a proposta de inovação e empreendedorismo com a formação de um estudante autônomo e competente na resolução de problemas.

Chamada

O edital PIBIC Jr. Fapeal/Sebrae encontra-se acessível aqui. Nele, os interessados podem conferir as exigências para receber um bolsa mensal de R$100.

Entre as exigências, para os alunos, estão: orientação de um docente ligado às escolas Sesi/Senai,  ter frequência igual ou superior a 75% no ano letivo, não ter vínculo empregatício; não receber bolsa de outros programas de incentivo similares; e dispor de, no mínimo, oito horas semanais para dedicação ao projeto.