O Gerente de TI Fernando Souza disponibiliza soluções tecnológicas para otimizar o serviço público da Fapeal
Tárcila Cabral – texto
Fotos – Ascom Seplag
O último dia 17 foi especial em múltiplos significados para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Além de lançar pela manhã seis novos editais direcionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Fapeal teve sua noite abrilhantada com a Medalha Sílvio Carlos Luna Vianna. O evento homenageou 10 servidores públicos de destaque no Governo de Alagoas, e o Gerente Executivo de Tecnologia da Informação (GETI) da Fapeal, Fernando Souza, integrou o grupo de agraciados.
Esta premiação reconhece e valoriza a eficiência no serviço público. O intuito é identificar perfis que se destacam por desempenhar seu trabalho de forma significativa e inovadora. A cerimônia ocorreu na noite da quinta-feira, celebrando o serviço alagoano entre autoridades estaduais, servidores públicos, cidadãos ilustres e, claro, os agraciados do ano.
Fernando Souza foi o primeiro a subir ao palco do Teatro Deodoro nesta noite solene. Ele pontuou o ensejo com sensibilidade e gratidão:
“Este é um momento ímpar, nunca recebi uma honraria igual. Eu gostaria mais uma vez de agradecer aos colaboradores da Fapeal que tiveram grande papel nisso. Daqui para frente eu desejo trabalhar cada vez mais e colocar o serviço público num outro patamar”, abordou o cientista da informação.
No discurso o gestor se emocionou ao recordar da sua trajetória quando ingressou há 10 anos no contexto da ciência e pesquisa. Inicialmente bolsista, Fernando pretendia colaborar com a implementação de ideias tecnológicas que otimizassem funções em períodos mais curtos de serviço. Aos poucos, ele conseguiu transicionar para a Fapeal novos parâmetros tecnológicos e sistemas.
Hoje, por exemplo, não foi difícil para a instituição se adaptar aos novos programas digitais solicitados pela administração pública, pois já estavam implementadas plataformas de digitalização de documentos e uma intranet corporativa. Isso sem mencionar o trabalho conjunto com a gigante rede digital de educação, online a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
As iniciativas da Gerência de TI da Fapeal chamaram a atenção não somente dos colaboradores da Fundação, como também de órgãos parceiros que já solicitaram dialogar sobre a disponibilização destas tecnologias. Ontem, esse trabalho ganhou visibilidade e ultrapassou as barreiras digitais, se tornando agraciado pelo grande público em meio ao emblemático espaço neoclássico italiano do Teatro Deodoro.
Agora, com o reconhecimento, o gestor não pensa em estagnar suas conquistas. Depois do sucesso do Facilitador de Integração com o Guia de Serviços (FIGS), software que atende exigências de transparência e incorporação de sites, Fernando deseja focar em novos projetos.
“A expectativa é evoluir com o trabalho que está sendo realizado, firmar novas parcerias para que os projetos ganhem amplitude e digitalizar o estado. Nós estamos no viés de uma transformação digital e este ambiente me representa, eu quero contribuir para uma Alagoas mais digital”, frisou o medalhista.
A Fapeal valoriza e parabeniza o servidor Fernando Souza pelo êxito de sua jornada. O gestor incorpora o real espírito da atividade pública que gera resultados e inova, portanto a Fapeal se orgulha de tê-lo em seu time. Esta é genuinamente a mecânica da máquina pública da ciência alagoana.