Faps e agência do Ministério da Educação assinam protocolo conjunto nesta terça (11)
Naísia Xavier
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) reuniu-se com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação, na manhã desta esta quinta (25/11), em Brasília.
Foi acordado que as faps vão participar das discussões, articulações e execução do novo Programa de Desenvolvimento Estratégico da Pós-Graduação Brasileira, a ser implantando em 2020.
De acordo com o vice-presidente do Confap, professor Fábio Guedes, as “fundações estaduais terão um papel ativo nos próximos 60 dias, na formulação dos instrumentos legais e das primeiras ações desse Programa”.
Guedes declarou que o programa terá como ponto de partida o financiamento dos cursos de pós-graduação com conceitos 3 e 4, “considerados de relevância estratégia para o desenvolvimento e atenuação das assimetrias regionais”, aponta o economista.
“O olhar mais cuidadoso para esses programas de pós-graduação sempre foi uma prioridade para o Confap, especialmente em relação àqueles localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, bem como nas localidades do interior do país”, comenta Fábio Guedes, que preside a fap de Alagoas.
Nesta terça (26/11), o presidente do Confap, professor Evaldo Vilela, da Fapemig (MG), e o presidente da Capes, Anderson Correia, irão assinar um protocolo de intenções para o programa.