Trabalho visa assegurar ações em conjunto para questões estratégicas
Alinhados com o discurso do governo estadual, gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) reuniram-se nesta segunda-feira (3). Na ocasião, foi manifestado o interesse em estreitar laços entre as instituições, viabilizando parcerias para ações em questões estratégicas.
O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, apresentou o Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas (PDPP), que vai disponibilizar, para os órgãos selecionados, capital humano especializado para trabalhar na formulação de soluções que preencham as lacunas de planejamento do Estado. O programa, destinada ao setor público alagoano, visa expandir a capacidade de realizar pesquisa e introduzi-la em âmbitos governamentais, promovendo um pensamento científico.
O diálogo também foi voltado a elencar possíveis campos de atuação conjunta. Com a efetivação da parceria, o presidente do TCE-AL, Otávio Lessa e sua equipe, elaborarão um projeto com ênfase em práticas de planejamento, administração e operacionalização no domínio da administração pública.
Atualmente, as escolas de governo promovidas pelo Tribunal garantem, de forma similar, um embasamento à construção de um Estado mais instruído. A associação com a Fundação acresceria nessa finalidade, e concederia uma nova ponte, agora direcionada à concepção acadêmica.
A proposta firmada é de sistematizar a estrutura local, a fim de coordenar um grupo de trabalho para iniciar o projeto, concatenando ideias e execução. O canal será pleiteado seguindo a responsabilidade de gerir com eficiência os recursos de assistência direta à sociedade.
O presidente do Tribunal, Dr. Otávio Lessa, recebeu o projeto e comentou sobre o desejo de que o TCE-AL faça parte, “para que tenhamos mais cabeças pensantes em nossas estratégias e possamos avançar efetivamente”, concluiu.