DestaqueNotícias

Professor Fábio Guedes participa de livro sobre atuação dos governos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil

Presidente da Fapeal contribuiu em capítulo sobre o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, no qual representava Alagoas

Naísia Xavier

Capa da obra. Clique para ampliar

O Governo de Alagoas está representado em coletânea de artigos científicos e entrevistas, lançada pela Editora Universitária da Ufal (Edufal), intitulada “Governos e o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19”.

O professor Fábio Guedes, docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC/Ufal) e diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), é co-autor do capítulo “O comitê científico como resposta dos governadores nordestinos à pandemia de Covid-19”.

Ele foi entrevistado pela equipe organizadora, fazendo um relato de sua experiência e uma reflexão sobre a participação dos governos estaduais na luta contra a pandemia, a partir da atuação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de maneira conjunta, através do Conselho Nacional das Faps, o qual presidiu de abril a setembro de 2020.

Esse livro é um importante registro sobre o papel institucional e estratégias adotadas pelos governos para enfrentar a grande pandemia que deixou o mundo de joelhos no primeiro quartil do século XXI”, escreve o gestor.

Como representante de Alagoas no comitê científico do Consórcio Nordeste, o professor Fábio Guedes atuou para que o estado contasse com um pesquisador local em cada um dos nove subcomitês, de acordo com as suas respectivas áreas de especialidade.

Enquanto membro executivo do comitê, ele representou o Consórcio dos Governadores do Nordeste em audiência pública sobre a pandemia de Covid-19 Câmara dos Deputados, realizada virtualmente em maio de 2020, apresentando dados significativos para a gestão pública da pandemia.

Saiba mais

A coletânea foi organizada pelos professores Luciana Santana e Emerson do Nascimento, ambos do Instituto de Ciências Sociais da Ufal. São 21 artigos, divididos em 3 partes.

Na primeira parte, os textos versam, especialmente, sobre governos, federalismo e a coordenação entre as instâncias intergovernamentais durante a pandemia de COVID-19. Na parte 2, foram reunidos os capítulos sobre as tentativas coletivas e isoladas dos estados brasileiros para o enfrentamento e mitigação do novo vírus.

A última, compila as entrevistas com especialistas da área, avaliando os impactos e as consequências da pandemia sobre suas respectivas áreas de pesquisa e atuação profissional e intelectual.

Mais informações sobre a obra podem ser buscadas em http://edufal.com.br/.