A Gerência Executiva de Tecnologia da Informação da Fapeal disponibilizou um sistema focado em simplificar a experiência de votação para o usuário, disponível até esta sexta (27), às 23h59, de acordo com o edital.
Doutores de todas as áreas do conhecimento poderão votar em ambiente específico no site da Fundação, utilizando seu CPF para não haver possibilidade de votos duplicados. O design da página é responsivo, estendendo a possibilidade de votos a dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Além disso, também será possível acompanhar a votação em tempo real, através de gráficos.
“Nossa proposta foi melhorar a votação online, num sistema robusto com interface amigável”, comentou o Gerente Executivo de Tecnologia da Informação da Fapeal, Antônio Fernando Souza.
Além de possuir Currículo Lattes, os eleitores também devem estar cadastrados no sistema da Fapeal, o Sigfap.
Participação
As vagas disponibilizadas são para a área de Ciências Exatas, Naturais, Tecnológicas e Agrárias e cada doutor votante poderá escolher dois entre os 12 candidatos, que podem ser conferidos neste link..
O diretor executivo de Ciência e Tecnologia da Fapeal, João Vicente Lima, ressalta a importância dos pesquisadores conferirem legitimidade à eleição através dos seus votos: “O professor eleito será um representante da área, responsável por externar as demandas de seus pares, então quanto maior o número de votos, mais isto vai significar adesão e representatividade”.
Após a votação, as listas tríplices serão encaminhadas ao Gabinete Civil, para que o governador Renan Filho exerça sua prerrogativa de nomeação.