DestaqueNotícias

Servidora da Fapeal publica artigo em revista acadêmica internacional

Texto foi aceito por periódico de universidade sediada na Flórida

Economista Maria Beatriz Oliveira

A servidora efetiva do Governo do Estado Maria Beatriz Oliveira teve artigo científico aceito em publicação internacional. Economista lotada na Gerência de Valorização de Pessoas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (GEVP Fapeal) ela escreveu o trabalho como parte de seu Mestrado em Administração.

A pesquisa é fruto do Programa de Qualificação do Servidor da Fapeal, o PACQUALI, que incentiva o quadro de concursados da instituição, dos níveis fundamental, médio e superior, a se manterem em capacitação contínua. Desde o início do programa, em 2018, os servidores já certificaram 14 mil horas de curso, entre cursos de curta duração, graduações, especializações lato sensu e mestrados e doutorados stricto sensu.

Beatriz Oliveira explica que a motivação para a pesquisa foi a vontade de que a sua dissertação servisse como um projeto de avaliação ou intervenção: “Queria avaliar a política pública e, a partir disso, ter orientações ou recomendações que ajudassem a melhorar o programa”, explica.

A economista é uma apaixonada por formação continuada. Desde que o Pacquali começou, ela concluiu uma segunda graduação, em Contabilidade e cursou o mestrado. Mesmo previamente, ela já havia concluído três especializações lato sensu, e encontra-se em processo de seleção para o doutorado em políticas públicas.

Em seu próximo projeto, ela pretende avaliar quais são os fatores suficientes para que servidores públicos se motivem a aproveitar oportunidades de formação continuada, analisando os planos de cargo e carreiras, mas levando a investigação para além disso.

Produção

O trabalho foi aceito pelo periódico semestral MUST Reviews, que publica em Língua Portuguesa. O jornal de produção acadêmica é vinculado à MUST University, instituição privada de ensino superior, de capital brasileiro, sediada nos Estados Unidos e licenciada pela Comissão de Ensino Privado do estado da Flórida.

A revista está acessível na íntegra neste link.