O nome da iniciativa homenageia um dos ícones da comunicação no Brasil, o alagoano José Marques de Melo.
Geysa Miranda / Ascom Secti
Com o propósito de incentivar jornalistas e estudantes de Jornalismo a produzirem trabalhos que retratem a importância da CT&I, além de capacitá-los nessa área, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) lançam, na terça-feira (29), o edital da terceira edição do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo. Serão premiados os profissionais e estudantes que mais se destacarem na divulgação da ciência em diversas áreas do conhecimento: ciências sociais, humanas, da terra, da saúde, agrárias, tecnologia, inovação, entre outras.
O lançamento se dará um café da manhã às 8h, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, localizado na Rua Melo Póvoas, 110, em Jaraguá. Durante o encontro será anunciada uma premiação de mais de R$ 90 mil, dividida em sete categorias: Videorreportagem, Impresso, Portal e blog, Fotojornalismo, Rádio e Podcast, Reportagem Cinematográfica, Estudante e Categoria Especial. Podem concorrer ao edital jornalistas e estudantes de Jornalismo.
O prêmio conta com a parceria da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e presta uma homenagem a um dos ícones do jornalismo e comunicação no Brasil, o alagoano José Marques de Melo. Nascido em Palmeira dos Índios e criado em Santana do Ipanema, ele foi jornalista, professor universitário, pesquisador e o primeiro profissional a conquistar o título de doutor em Jornalismo do estado de Alagoas.
Edições anteriores
As edições anteriores foram realizadas em 2016 e 2018, onde foram capacitados cerca de 300 jornalistas e estudantes de Jornalismo, inscritas mais de 180 matérias jornalísticas e premiados mais de 40 trabalhos.