Evento foi financiado pela fundação e segue com atividades acadêmicas até quinta (23)
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está comemorando os dez anos de existência independente do seu Instituto de Ciências Sociais (ICS). Para marcar a ocasião, ocorre o evento “História e Memória das Ciências Sociais em Alagoas”, que foi iniciado em solenidade na noite desta terça (21), no auditório da reitoria, com mesa de abertura, palestras e homenagens.
O ponto alto da noite foi a palestra “Sobre o pensamento social brasileiro: em torno de algumas contribuições alagoanas”, da antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, doutora Honoris causa pela Ufal e pela UFRJ.
A fala destacou principalmente a contribuição do médico, intelectual e ativista Arthur Ramos (1903-1949). Em 1949, em Paris, ele chegou a ser diretor do Departamento de Ciências Sociais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O evento também instituiu a medalha Manuel Diégues Junior, que homenageou a sociológa Tânia Nobre de Medeiros, a cientista social Belmira Magalhães, o historiador Sávio de Almeida, o escritor Dirceu Lindoso e a própria Luitgarde Barros, além de uma homenagem póstuma ao ex-professor do ICS Paulo Décio de Arruda Mello, representado pela médica Silvana Cavalcante, que foi sua companheira.
A programação completa do marco de 10 anos do ICS pode ser conferida neste link e segue até quinta (23), com projeção de filmes, atrações musicais e diálogos acadêmicos sobre a história das Ciências Sociais em Alagoas.
Cooperação institucional
O professor Emerson Oliveira do Nascimento, diretor do ICS, agradeceu o aporte financeiro concedido ao evento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), representada na mesa de abertura pelo seu diretor-presidente, professor Fábio Guedes e pelo Diretor Executivo de CT&I, professor João Vicente Lima.
“Sobretudo neste momento, onde a gente atravessa uma fase de cortes orçamentários significativos, é sempre preciso destacar o papel que a Fapeal vem exercendo junto à comunidade acadêmica local, seja no patrocínio á pesquisa, editoração ou às atividades científicas como um todo, no estado”, destacou o professor Emerson.
“Que daqui a dez anos possamos comemorar mais cursos dentro do ICS e uma pós-graduação em Ciências Sociais de muita qualidade”, comentou o professor Fábio Guedes.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, professor Alejandro Orgambide, na ocasião representando a Reitora Valéria Correia, ressaltou o papel dinâmico dos cientistas sociais:
“Quando você entende um objeto e passa a dialogar com este objeto, ele muda, então temos uma responsabilidade gigantesca. É assim que o ICS vai continuar honrando essas palavras tão importantes “história” e “memória”, dando sua contribuição fundamental para entender e, sem dúvida, melhorar nossa sociedade”
O Reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo Campos, também prestigiou a ocasião.