DestaqueNotícias

8 de março com atuações diversificadas na Fapeal

Homens participaram de instrução com equipe do ‘Todos por elas’ e mulheres contaram com atividades de reflexão, incentivo e confraternização

Tárcila Cabral

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoveu na última sexta, 08/03, uma manhã de programações voltadas ao dia internacional da mulher. O seu quadro de colaboradores foi convidado a ter conteúdos estratégicos, acompanhados de diálogos de acolhimento e fortalecimento das qualidades destas profissionais.

Jardim da Fapeal. Foto: Tárcila Cabral

Segundo a Gerente Executiva de Valorização de Pessoas, Lília Aguiar, o roteiro dessa data sempre será voltado a propor algo mais reflexivo, para provocar discussões importantes e também relembrar o valor de cada colaboradora. “Escolher este tom não quer dizer que nós não mereçamos os mimos, os caprichos, um dia mais diferente, mas pensamos que pelo menos nesta ocasião, enquanto gestão, devíamos provocar algum tipo de reflexão”, explicou a Gerente.

As programações neste dia se voltaram a conteúdos multifacetados, um momento didático para os homens da Fapeal, com palestras sobre a violência contra a mulher, e uma ação integrativa com todas as colaboradoras da Fundação no pátio da Instituição.

 

Sala de Reuniões Jackson Lyra – Gerência de T.I. Foto: João Monteiro

Segundo Lília Aguiar os homens contaram com a instrução da equipe de militares da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL) através do projeto “Juntos por Elas”. A mensagem visava transformá-los em vetores de proteção à mulher, no sentido de conscientizar o público masculino para que eles se tornassem agentes nesta luta. Simultaneamente, foram executadas atividades para as colaboradoras onde cada mulher deveria pegar um pedaço de barbante e repassar para outra citando aprendizados e qualidades de suas colegas de trabalho.

Dinâmica. Foto: Tárcila Cabral

“Nós conseguimos levar para elas temáticas da rotina feminina acerca do que está as impedindo de transcender, de trazer o que é nosso, o que está guardado e que se não consegue colocar para fora. A dinâmica era para reforçar tudo aquilo que diante do nosso contexto de vida a gente acaba esquecendo”, frisou a líder.

Para a psicóloga da Fapeal, Juliana Alencar, o intuito era de gerar essa reflexão e empoderamento, no sentido de resgatar a força feminina que tem dentro de cada uma, além de relembrá-las dos seus sonhos, desejos e essência. “Na verdade nós gostaríamos que as mulheres refletissem qual o papel delas no contexto de vida íntima, para que todas entendam, parem e possam entrar em contato consigo mesmas fazendo com que o dia a dia não as engula”, abordou a psicóloga.

A profissional reforçou que a ação queria tirar o peso de suas tarefas e/ cargas que muitas vezes são pesadas, para que todas lembrassem de se reconectar com suas essências e visualizassem mudanças necessárias.

As festividades foram encerradas com um lanche coletivo ofertado pela instituição para finalizar as programações de uma forma leve e solene. A Gerência Executiva de Valorização de Pessoas completou o momento sorteando frases de motivação e brindes para as colaboradoras, deixando, similarmente, o espaço aberto para novos encontros e contribuições. O setor administrativo da Fapeal, juntamente com a superintendência adminstrativa, também participaram da organização do evento.

GEVP facilita atividades. Foto: Tárcila Cabral