Publicação apresenta, de forma lúdica, a história de cientistas negras do Rio de Janeiro sob o olhar de uma criança
Deriky Pereira
Neste mês de março, a coluna Bora Ler apresenta uma dica especial: trata-se do livro Luanda no Mundo da Ciência. No episódio, a apresentadora Manoella Neves visitou o Parque Linear da Grota da Freira, localizado no bairro Mangabeiras, em Maceió, que faz parte do programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas e apresentou, em diversos pontos do local, a trama da pequena garota que precisa responder a uma pergunta, aparentemente, difícil: “O que você quer ser quando crescer?”
“Este é um livro que, embora seja infantil, traz a presença de mulheres negras na ciência. Então, a gente contempla os nossos leitores infantis, aos pais que podem ler para seus filhos, para as crianças, e também contemplamos o mês da mulher, visto que o livro é escrito por uma autora que fala de mulheres negras no universo da Ciência”, explicou Manoella Neves, que adquiriu o livro durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em agosto passado.
O livro é voltado ao público infantil e conta, de maneira lúdica, a história de cientistas negras do Rio de Janeiro a partir do olhar de Luanda. Entre as cientistas citadas na obra estão: a filósofa e professora de história, Helena Theodoro; a engenheira química Michelle Mothé; e a dançarina e professora do curso de dança Tatiana Damasceno e outras. No episódio deste mês, Manoella caminha pelo Parque Linear e comenta sobre o livro, indicando-o como leitura especial.
Assista ao episódio da coluna Bora Ler aqui.